sábado, 20 de setembro de 2014

Segurança do paciente é tema de encontro de Vigilância Sanitária

A segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados nas unidades estaduais e particulares de saúde são temas discutidos no IV Seminário Estadual de Vigilância Sanitária que está acontecendo no Hotel Abville, em São Luis. O evento, que teve início nesta terça-feira (16) e será encerrado nesta quarta (17), visa capacitar os profissionais da saúde para que multipliquem cultura e práticas efetivas e fundamentais para a segurança do paciente.
O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, disse que, por ser uma temática emergente em saúde pública e pelo perfil atuante do Estado, com zelo em ofertar instalações e serviços de qualidade aos pacientes que adentram às unidades da rede estadual, faz-se necessário que os profissionais de saúde acolham e acompanhem com segurança os pacientes.  “É muito importante que os prestadores de serviços públicos e privado conheçam e difundam os princípios e desafios em prol da segurança do paciente”, justificou.
O superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Paulo Jessé Gonçalves, diz que a segurança do paciente envolve a identificação correta do paciente; prevenção do risco de quedas e úlceras por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia em local de intervenção, procedimentos e pacientes corretos; higienização das mãos em serviços de saúde e comunicação adequada entre os profissionais de saúde. “A nossa intenção é conscientizar os profissionais para este tema tão importante e vital para o controle das infecções”.
Gerente geral de Tecnologias em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Diana Oliveira disse que a iniciativa é louvável e que este tema vem sendo disseminado em todo o país. “A segurança do paciente exige muita atuação dos profissionais de saúde, da assistência e da vigilância sanitária, que precisam estar sempre focados para a melhoria da qualidade dos serviços e na busca de identificar falha nos processos de boas práticas para minimizar e controlar os riscos destas falhas”, disse.
O encontro reúne profissionais dos estabelecimentos assistenciais de saúde públicos e privados, de vigilância sanitária, representantes de órgãos públicos, dos conselhos estadual e municipal de saúde, das comissões de saúde da Assembleia Legislativa e da Câmara, dos conselhos de classe e do Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário