20 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas dos últimos dias.
Direção do campus da UFMA anunciou o início de campanha.
Instituições e entidades classistas deram início, esta semana, a uma rede de solidariedade em prol de famílias que foram desabrigadas ou desalojadas devido às fortes chuvas em Imperatriz. Oficialmente, a Superintendência Municipal da Defesa Civil estima que 20 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas e várias foram para locais de refúgio provisório.
O bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana de Oliveira, foi o primeiro a lançar a campanha pela arrecadação de donativos para famílias atingidas pelas chuvas. Ele fez o apelo durante a celebração da missa de domingo, na catedral de Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com o bispo, os donativos, preferencialmente alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, poderão ser entregues em pontos que funcionam nas paróquias de Nossa Senhora de Fátima e São Francisco, no Centro, e Santa Teresa, cidade velha e ainda em Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Antônio no bairro Novo Imperatriz.
Nessa terça-feira (18), a direção do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também, anunciou o início de uma campanha com a mesma finalidade. Em uma nota distribuída aos meios de comunicação, o diretor Marcos Fábio Belo Matos fez um apelo para que as pessoas, em especial alunos e professores da UFMA, participem da iniciativa.
As doações poderão ser entregues na sala da direção do Campus do Centro e anexo localizado no Povoado Bom Jesus. Os produtos arrecadados na campanha da universidade serão entregues a entidades que desenvolvem campanhas em prol dos desabrigados e desalojados na cidade.
O Instituto Renovar, ligado à Igreja Presbiteriana, também lançou ontem uma campanha para arrecadar donativos aos atingidos pelas chuvas na segunda maior cidade do Estado.
"Estamos desenvolvendo essa campanha de arrecadação de alimentos, roupas, calçados e brinquedos, móveis e colchões para aquelas pessoas que perderam o pouco que tinham com essa catástrofe que nossa cidade foi assolada", anunciou o pastor evangélico Gilberto Guimarães.
Os primeiros postos de arrecadação começam a funcionar a partir desta quarta-feira (19) em vários pontos da cidade e na sede do instituto na Avenida Ceará nº 1140, entre as ruas São José e São Pedro, no bairro Nova Imperatriz.
Além das doações, o pastor evangélico disse que a campanha aguarda pessoas que desejam trabalhar como voluntários. "A cidade toda foi assolada, mas tem lugares que foram mais castigados e a sensibilidade de saber que muitas pessoas perderam suas coisas nos moveram a fazer essa campanha", complementou.
Desabrigados serão alojados em parque
Desde sábado, 15, a Prefeitura de Imperatriz intensificou as ações para auxiliar moradores das áreas afetadas pelas chuvas do fim de semana. Cerca de 20 mil residências foram atingidas. Inicialmente, serão disponibilizados alojamentos no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, entretanto, o Superintendente Municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas, ressalta que, de acordo com a necessidade, serão criados novos alojamentos em outras localidades.
Desde sábado, 15, a Prefeitura de Imperatriz intensificou as ações para auxiliar moradores das áreas afetadas pelas chuvas do fim de semana. Cerca de 20 mil residências foram atingidas. Inicialmente, serão disponibilizados alojamentos no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, entretanto, o Superintendente Municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas, ressalta que, de acordo com a necessidade, serão criados novos alojamentos em outras localidades.
O prefeito Sebastião Madeira afirma que o município está no controle da situação, e que as providências para garantir auxílio aos moradores localizados nas áreas alagadas foram tomadas. "Estamos preparando o Parque de Exposições para receber as famílias que precisarem de apoio do Município. Além disso, estamos fazendo um levantamento de todos os estragos para iniciar a recuperação dos locais afetados pelo grande volume de águas. Já começamos esse trabalho retirando a grande quantidade de lixo que ficou acumulada nos riachos", disse.
De acordo com o Superintendente, Francisco das Chagas, a Defesa Civil está trabalhando juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros, para mapear todos os locais atingidos pelas chuvas, principalmente prestar apoio às famílias.
Auxílio - O superintende reforça que a Prefeitura proporciona auxílio desde o transporte, atendimento médico e alimentício para a população afetada. Os alojamentos estão sendo estruturados para receber as famílias que moram nas áreas de risco, bem como as que já foram afetadas pelas inundações. Acrescenta também que o município está à disposição das pessoas que precisam de atendimento. "Os alojamentos estão sendo estruturados para receber todos os atingidos pelas chuvas. Oferecemos auxílio desde o transporte até assistência básica".
Quem precisar de alojamento deve se dirigir até a Defesa Civil localizada na Rua Dom Cesário, Bairro Juçara, Nº 360, entre as ruas Minas Gerais e Bahia, ou entrar em contato pelo telefone (099) 8834-0130. A Secretaria de Saúde está montando um posto de saúde para prestar atendimento imediato, nos alojamentos, para atender as pessoas afetadas pelas chuvas.
Fonte: G1 Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário