Desde quando se apresentou como candidato da continuidade do governo de Roseana Sarney, Edinho Lobão (PMDB) optou por utilizar uma estratégia de comunicação nas redes sociais totalmente condenável entre especialistas: o uso de fakes para propor um fantasioso engajamento sobre qualquer assunto.
Assim que comecei trabalhar política e redes sociais em 2009 quanto entrei no twitter, essa foi a informação básica que aprendi, que ações estratégicas nestes espaços acontecem com engajamento, seguidores, publicação de verdades, ética e integridade. Enfim uma reprodução da realidade na plataforma online.
O que não se vê na campanha do candidato Edinho Lobão. A imagem abaixo destaca o modus operandi que o candidato optou para sua campanha, publicado há pouco no twitter para atacar Flávio Dino.
Todos os dias eles inventam alguma mentira e republicam com seu exército de fakes para atacar Flávio Dino. Os assuntos são diversos: comunismo, matar criancinhas, apelam até para questões religiosas.
Para o especialista em comunicação pública e gerenciamento de crises, João José Forni, que já escreveu diversos livros sobre o assunto, esse tipo de conduta em estratégia política é para “candidatos que não têm conteúdo para sustentar o discurso, acabam recorrendo a métodos que não se coadunam com a ética”, declarou.
Esta tática terrorista é usada em todas as plataformas que defendem Edinho Lobão nas redes sociais. No facebook o usuário abaixo é um dos fakes mais ativos da campanha do candidato.
O perfil do Peter Charles é um fake. Diz que mora em São Luís, porém é tudo mentira. Esse Peter aí na verdade é um fotografo mexicano Daniel Alejandro Martínez Bazaldúa, 22 anos, que inclusive foi encontrado morto, no México, conforme pode ser constatado no vídeo abaixo:
É triste que uma campanha para governo de estado ainda se utilize de estratégias tão amadoras, dignas de principiantes. Isso só demonstra desespero e despreparo do candidato Edinho Lobão, que, conforme citou o especialista que a tática é usada para quem não tem ética, exatamente o perfil do candidato Lobão Filho.
Simples assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário