quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Evite torrar grana na Black Friday. Saldões após Natal podem ter preços melhores

Com as primeiras edições marcadas pelamaquiagem de preços e atrasos nas entregas, a Black Friday no Brasil continua sendo uma dúvida para quem quer comprar produtos com desconto. Uma alternativa para os indecisos podem ser os saldões de início de ano. A tradicional queima de estoque desse período é marcada por ofertas atraentes após as vendas de Natal.
De acordo com o coordenador dos programas de MBA do Insper, Silvio Laban, as sobras da Black Friday ainda têm condições de serem vendidas até o Natal, o que faz com que os descontos de janeiro possam valer mais a pena para o bolso do consumidor, porque as indústrias estarão interessadas em renovar os estoques.
— O consumidor deve ser sábio. Ele deve analisar os descontos que pode ter eventualmente na Black Friday e, a partir disso, tomar uma decisão consciente e não impulsiva, até porque vão existir outras oportunidades de consumo mais para frente.
Renato Mendes, gerente de comunicação e marketing da Netshoes, afirma que os saldões começam a acontecer logo após o Natal em todos os setores do varejo. Segundo ele, os descontos do período podem ser melhores do que os praticados durante a Black Friday, caso as vendas não sejam condizentes com as expectativas.
— Se a gente tiver algum produto com um estoque muito alto e estiver chegando uma coleção nova, é possível que ele tenha um preço mais atraente do que esse [da Black Friday], mas não é o objetivo.
O diretor executivo do comparador de preços Zoom, Thiago Flores, por outro lado, garante que as melhores oportunidades serão ofertadas nesta sexta-feira (28), pois a Black Friday já é a principal data promocional do varejo. Segundo ele, existem produtos que nunca mais alcançaram o mesmo valor após o evento do ano passado.
— É o momento para comprar. Não vale a pena esperar até janeiro. A data forte mesmo é a Black Friday. Se é um produto que é da necessidade do usuário e está com um bom preço, eu acho que tem que aproveitar.
O economista Laban, do Insper, reforça que a Black Friday brasileira é a cópia de um evento criado nos Estados Unidos e que acontece um dia após o Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano. Para o professor, o varejo local aproveita o espírito de união das famílias e inicia o processo de vendas para o Natal com o evento.
— A gente não tem Ação de Graças. Então, a gente coloca a Black Friday como se fosse um dia promocional qualquer e as empresas estão utilizando isso como se fosse uma ferramenta para tentar alavancar já algumas compras de Natal neste momento.
13º salário
A Black Friday deste ano será realizada no mesmo período em que a primeira parcela do 13º salário cairá na conta de milhões de brasileiros. Esse fator deve impulsionar ainda mais o evento de descontos no País, segundo especialistas.
Um levantamento realizado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) ao longo do mês de outubro mostra que os consumidores estão cautelosos e devem usar a primeira fatia da remuneração extra para pagar dívidas em atraso (28,9%). Apesar disso, a quantidade de interessados em gastar com a compra de presentes cresceu entre 2013 e 2014 e agora representa 20% do total de entrevistados.
Para Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, o evento no mesmo dia do primeiro depósito do 13º vai ajudar o comerciante que apostou na data. De acordo com ele, a parcela sempre ajuda o crescimento das vendas do setor.
— Embora muita gente já tenha comprometido antecipadamente [o salário extra], uma parcela sempre sobra para incentivar o consumo. O 13º é muito importante para as vendas de final de ano, porque é um volume bastante substancial de dinheiro que é injetado no mercado.
De acordo com Pedro Eugênio, idealizador da Black Friday no Brasil, além do salário adicional, a atual situação econômica do País vai fazer da terceira edição do evento vantajosa àqueles que desejam comprar os produtos ofertados. Isso porque, com a economia mais lenta em 2014, os estoques estão maiores neste ano, e, portanto, as chances de descontos são maiores.
— O varejo vai aproveitar a Black Friday e o Natal para queimar estoque, porque eles estão com muitos produtos dentro de caixa. Então, quem ganha com isso é o consumidor, que vai ter descontos melhores. (...) Por outro lado, o 13º também vai chegar no dia da ação. Juntando essas duas coisas, a gente acha que a Black Friday tem tudo para ser especial.
R7

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